Hortelã — Mentha piperita
Nome popular: Hortelã, menta, hotelã-pimenta
Nome Ayurveda: Putiha
Família: Lamiaceae/Labiatae
Partes usadas: Folhas
Nativa de: Europa e Ásia Central
Sabor: Picante
Guna (atributo): Leve e penetrante
Virya (potência): Fria
Vipaka (efeito pós digestivo): Picante
Efeitos nos doshas: Reduz Kapha e Vata
Benefícios medicinais:
Suas folhas são colhidas para a produção de chá, tintura, óleo essencial, e são usadas como agente aromatizante em alimentos e produtos de higiene. Composta por óleos voláteis como o mentol, a hortelã-pimenta possui propriedades digestivas, antiespasmódicas, e carminativas, sendo eficaz para aliviar distúrbios digestivos, dores musculares e de cabeça, além de possuir atividades antimicrobianas comprovadas contra uma variedade de patógenos.
Tradicionalmente, a hortelã-pimenta é usada na medicina para tratar náuseas, febres, resfriados e gripes devido às suas ações antimicrobianas, diaforéticas e analgésicas. Também é conhecida por suas propriedades estimulantes e calmantes, ajudando a aumentar a clareza mental e aliviar a ansiedade. Estudos clínicos indicam que o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser tão eficaz quanto medicamentos convencionais em algumas condições, como a síndrome do intestino irritável e dores de cabeça tensionais. Além disso, a hortelã-pimenta é utilizada em práticas de medicina tradicional para melhorar a digestão e aliviar dores, e é considerada um tônico cerebral pela sua capacidade de aumentar a concentração e o vigor mental.
Ações:
Analgésico
Anti-emético
Antimicrobiano
Antiespasmódico
Carminativo
Diaforético
Nervino
Estimulante
Formas de Uso:
Cápsulas
Alimento
Chá
Tintura
Dose para Adultos:
Tintura: 1-2 ml (1:5, 40%), 3 vezes ao dia.
Chá: 2 colheres de chá de erva seca em 240 ml de água, deixar em infusão coberta por 15-20 minutos, beber 2-4 xícaras por dia.
Infusão: 1 colher de chá cheia de erva seca para 240 ml de água fervente, cobrir e deixar em infusão por 10 minutos, consumir conforme necessário.
Cuidados:
A hortelã-pimenta deve ser usada com cautela por pessoas com refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, úlceras gastrointestinais ou inflamação significativa no trato digestivo. Em grandes quantidades, não é segura para gestantes, bebês e crianças pequenas, pois pode diminuir a produção de leite em lactantes. O óleo essencial de hortelã-pimenta deve sempre ser diluído em óleo vegetal para uso seguro.