Camomila — Matricaria recutita
Nome popular: camomila
Nome Ayurveda: Karpurapuspa
Família: Asteraceae
Partes usadas: Flor
Nativa de: Europa e aclimatada em algumas regiões da Ásia e nos países latino-americanos, inclusive nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.
Sabor: Amargo, doce
Virya (potência): Fria
Vipaka (efeito pós digestivo): Picante
Efeitos nos doshas: Calmante para Pitta, pacificador de Kapha e pode agravar Vata se utilizada em doses muito elevadas
Benefícios medicinais:
Usada internamente tem ação emenagoga, é um tônico amargo, digestivo, sedativo, facilita a eliminação de gases, combate cólicas, estimula o apetite, alivia dores de cabeça, nervosismo, depressão e é ideal para problemas de raiz emocional como úlceras pépticas, colite, cólon espástico e indigestão nervosa. Para uso tópico com a aplicação de compressas do infuso ainda morno ajuda no tratamento de cólicas em crianças. O decocto é usado para clarear os cabelos. O óleo essencial usado em cosméticos ajuda na cicatrização da pele, no alívio da inflamação das gengivas e no tratamento da herpes.
Ações:
Anti-inflamatória
Antiespasmódica
Ansiolítica
Amarga
Carminativa
Nervina
Sedativa
Vulnerária
Dose para Adultos:
Tintura: 1-4 mL (1:5, 40%) 3 vezes ao dia (Hoffmann, 2003).
Chá: 1 xícara (2-3 colheres de chá de erva seca em 240 mL de água fervente) 3-4 vezes ao dia (Hoffmann, 2003).
Compressa: 3-10 g de flores secas em 100 mL de água, feita em infusão e aplicada na pele com um curativo embebido (EMA, 2015).
Enxaguante Bucal: 1-5 g em 100 mL de água, feita em infusão; enxaguar e gargarejar várias vezes ao dia (EMA, 2015).
Aditivo para Banho: 15-30 mL de extrato fluido (1:2, 70%) por 5 L de água morna para banhos parciais (por exemplo, banho de assento ou escalda-pés) várias vezes ao dia (EMA, 2015).
Cuidados:
A camomila é geralmente considerada segura quando consumida dentro da dose sugerida e é uma erva suave, adequada para crianças, durante a gravidez e lactação; no entanto, os estudos de segurança são limitados e várias contraindicações precisam ser levadas em consideração.
A camomila pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, especialmente naquelas sensíveis a plantas da família Asteraceae.
A camomila pode reduzir a absorção de ferro; em casos de anemia, deve-se evitar tomar camomila simultaneamente com refeições ou suplementos de ferro.
A Agência Europeia de Medicamentos (2015) não recomenda o uso de camomila alemã como aditivo para banho em banhos completos ou parciais nos casos de grandes lesões cutâneas, doenças de pele agudas, feridas abertas, infecções, febre alta, distúrbios circulatórios e insuficiência cardíaca. Além disso, doses elevadas não são recomendadas para uso prolongado em pessoas que passaram por transplante renal; a camomila alemã pode afetar o citocromo P450 humano, uma enzima envolvida no metabolismo renal de muitos medicamentos prescritos.
É desaconselhado o uso de camomila alemã antes de cirurgias devido à sua potente ação anticoagulante. Além disso, a erva pode aumentar a potência de barbitúricos e outros sedativos, sendo sugerida cautela.